Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

Artigos

União Progressiva de Armadouro

   

Data de Fundação:  21 de Fevereiro de 1991

 

Morada: Rua União Progressiva do Armadouro           Código Postal: 3320-101 Cabril         

Telf./Telm.: 235 512 150 - 935 408 019                     Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Página de internet: 

Facebook:  https://www.facebook.com/Uni%C3%A3o-Progressiva-do-Armadouro-111757575577245/?fref=ts

Dirigentes:

- Anabela Martins                         Telf./Telm.: 935 408 019                Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

-                                                   Telf./Telm.:                                     Email: 

A aldeia:

Armadouro é uma localidade pertencente à freguesia de Cabrilmunicípio de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra. Nela nasceu o cantor português Tony Carreira.

Esta povoação está situada a sudoeste da sede de freguesia, a uma altitude de aproximadamente 700 metros, numa ligeira depressão entre duas portelas: uma que dá para o Cabril e a outra para as terras de Janeiro de Baixo. De acordo com o quadro demográfico da freguesia, este agregado manteve sempre o segundo lugar no que respeita ao número de residentes. Uma das características dos seus naturais foi, desde sempre, a sua comprovada aptidão para o comércio, mais tarde alargada à construção civil, capacidades estas, porventura compensadoras da carência de linhas de água e solo apto para a lavoura. O Armadouro encontra-se hoje beneficiado em termos de vias de comunicação. Mas é justo recordar as dificuldades por que passou outrora este povo na sua ligação com a sede de freguesia, não só pelo distanciamento como também pela difícil travessia do rio Unhais, no inverno, quando o caudal das águas não permitia a passagem a vau. Após muita insistência e justas queixas, o problema foi resolvido com a construção de uma nova ponte, em substituição da que outrora havia existido, de madeira. Infelizmente, também esta prima pela fragilidade e ausência de dimensões adequadas.

É notório o grande desenvolvimento urbano atualmente verificado nesta terra. Possui cemitério, escola primária e uma capela em honra de Nosso Senhor dos Milagres, com festividade a 6 de Agosto. A recente instalação de lagar de azeite de elevada tecnologia, constitui mais um elemento de valorização desta aldeia.

 

Fonte: http://terrasdeportugal.wikidot.com/armadouro   

 

 

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra todos os direitos reservados

webmaster

Top Desktop version

Este Website usa Cookies ..... Ver Politica e Privacidade